quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

10 anos de Batistini

Começou assim: menino sardento, introvertido entra em loja de umbanda no largo da batata e compra um livro que tem na capa um rostro de uma negra, de cabeça raspada, coberta de pontos brancos (feitas com argila branca/efun - coisa que nos meus quadros costumo chamar de ‘bolinhas energéticas’) e compra uma coisa pequena com pedacinho de madeira e arco e flecha, na qual esta costurado ‘oxossi’. (Era um Patuá: Amuleto que se leva pendurado ao pescoço ou pregado na roupa. Antigamente eram saquinhos de couro ou de pano, com boca amarrada com cordão metálico, junto a uma conta de vidro da cor da divindade protetora. Atualmente são de forma quadrada ou retangular, em couro natural ou sintético, mas cores rituais, contendo Figas de Guiné, Búzio, Estrela de Salomão, etc; ou pedaços de ervas as vezes orações. PA =erradicar doenças, antídoto, TU = propiciar, WA = viver, existir (viver, sem doenças).) O ano é 1983, e o rapaz tem 13 anos, e já esqueceu seu português depois de alguns anos morando nos EUA e frequentando uma escola interna na Inglaterra. Seus pais acabaram de voltar para São Paulo, e nunca entrou em loja de umbanda antes: fica deslumbrado com o cheiro das ervas, os Exus sorridentes e as pombagiras dancantes cobertas de poluição e pó nas prateleiras da tendinha. Anos mais tarde, em 1999, compraria as coisas para minha feitura no Ilê Alaketu Axé Ibualamo com Babalorixá Zé Carlos de Ibualamo na mesma loja (http://www.ilealaketuaseibualamo.hpg.ig.com.br ). Este livro me acompanhou durante anos, mas nunca consegui entender sequer uma palavra dele.

Dai teve vários episódios que posso relatar em outra ocasião, até chegar a 1995, quando, de novo, voltei para o Brazil, depois de anos morando em Londres e Boston. Vasculhei os corredores da USP atrás de aulas sobre candomblé. Não tinha. Por coincidencia um tal de Prof. Prandi, que nem conhecia na época, apareceu e falou que eu tinha que começar pelo Pai Doda. Assunto para outro post. Ficava muito frustrado na época porque ninguém colocava fotos de candomblé em livros. Lia e lia sobre a religião e reclamava de duas coisas: não tem livro sobre mitologia, e não tem livro com foto de orixá. Estava querendo fazer uma série de pinturas sobre os mitos de candomblé e portanto estava meio paralisado. Depois de 4 festas no Pai Doda vi que por mais que estava aprendendo sobre as festas de candomblé, não estava aprendendo muito sobre os segredos e fundamentos. Pai Doda era uma pessoa extremamente carismatica, com senso de humor afiadíssimo, e tinha um jogo de búzios que poucos conseguem igualar. Também sabia conquistar as pessoas privilegiadas. Más para mim nem dava uma entrevista para o documentário que fazia sobre a casa dele. Eu também nem sabia o que ia perguntar, já que ainda não entendia muito bem porque orixá não falava.

As vezes coisas acontecem na vida que mudam o nosso rumo para sempre. Isso aconteceu em junho de 1996 (ou era 1997?). Guido de Oxaguiã e Jairo de Ogum, amigos (meio marias gasolina) nestas primeiras excursões noturnas para a casa de Mãe Ana de Ogum, Francisco de Oxum, Pai Eduardo de Cambuci, e tantos outros lugares, me levaram para uma casa que imediatamente se encaixou no meu coração: Ilê Alaketu Axé Airá. Chamado de Axé Batistini pelo pessoal que frequenta a casa, o templo celebra todo ano a festa de seu capitão-mor, o rei do axé de São Paulo, Pai Pércio de Xangô. Cheguei nesta noite e vi Pai Pércio estender sua mão com todo o carinho e delicadeza do mundo, para a Mãe Bida de Iemanjá, que na época era uma senhora frágil (até chegar a vez do toque para Iemanjá) de quase 90 anos. Ela se levantou e todos os omo orixá se ajoelharam. Podia ter sido o Teatro Municipal: as filhas de santo formaram o corpo de bailarinas, Pai Pércio o Rudolf Nureyev e Mãe Bida a Margot Fonteyn. (Nureyev e Fonteyn formaram o casal mais famoso na historia do balé) . Tem uma foto na parede da casa – que eu tirei, claro – que recorda o momento. Já são dez anos de Batistini na minha vida, anos que merecem ser lembrados com novos posts….

Nenhum comentário: